O Quadrante Mágico 2017 do Gartner para plataformas de Business Intelligence e Analytics foi publicado em 16 de fevereiro de 2017.

Para quem ainda não conhece, o Quadrante Mágico do Gartner é um relatório de pesquisa de mercado publicado pela empresa de pesquisa e consultoria americana Gartner Inc.

O Quadrante tem como objetivo fornecer uma análise do mercado em relação a sua direção, maturidade e participantes.

De acordo com a Gartner, aquele BI centrado em ferramentas parrudas, muito técnicas e que apenas funcionários da área de TI conseguiam desenvolver, já passou do ponto de existência no mercado.

A maioria das novas compras são centradas nas plataformas modernas, visando os usuários de negócios (Self-Service BI), forçando os fornecedores a adquirirem uma nova perspectiva de mercado e disponibilizarem ferramentas mais simples e objetivas.

relatório tem como objetivo classificar as plataformas de BI sobre as visões de execução e abrangência dentro da corporação.

Para isso, o Quadrante é dividido em 4 partes:

  • Ferramentas de Nichos
  • Desafiadoras
  • Visionárias
  • Líderes

Nesse ano, Microsoft, Tableau e Qlik estão novamente posicionadas como líderes em 2017.

A Microsoft foi reconhecida principalmente pelo constante e rápido desenvolvimento do Microsoft Power BI,  entrando pelo 10º ano consecutivo como líder no quadrante.

É importante lembrar que as empresas utilizam o quadrante como opção no momento de escolha da ferramenta ideal. Não necessariamente uma solução líder atende a todos os requisitos de uma corporação. Tudo depende da estratégia da empresa além de outros fatores como custo, mão de obra, facilidade de manuseio entre outras.
Como eu já havia mencionado anteriormente, as ferramentas de BI simples e que permitem interatividade de usuários estão e continuarão entre as líderes na classificação do Gartner.

Além, claro, de outro fator recente, o baixo custo de uma ferramenta de BI, como o Power BI, expandindo o horizonte das empresas, que poderão investir mais na questão do Analytics e gastarem menos com ferramentas, acirrando a concorrência com as demais líderes.

[]s.

Meirieli Ribeiro.

Quadrante Mágico 2017 do Gartner para Business Intelligence & Analytics
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *