Olá, pessoal!

Vou começar a postar aqui no blog como utilizar os visuals nativos do Power BI do ponto de vista da informação e de personalização dos itens.

Saber qual e como utilizá-los, em determinadas análises, é de total importância quando estamos criando relatórios e dashboards.

Além disso, esse assunto é um dos itens que cai na prova de certificação. 🙂
Para começar, você sabe o que é um Gráfico?
De forma resumida, é uma maneira de demonstrar visualmente os dados e valores numéricos, visando a facilidade de compreensão dos mesmos.

Como eles são utilizados?

Gráficos, geralmente, são utilizados para agrupar uma grande quantidade de dados, tornando sua interpretação mais fácil e as relações entre as diversas informações, mais perceptíveis de compreender.
A ideia por trás do uso dos gráficos, é a facilidade de compreender a história que se deseja contar. Em um relatório de vendas, por exemplo, uma análise óbvia seria: Qual vendedor vende mais.
Um gráfico bem estruturado pode facilmente responder essa pergunta.
Claro, que só a resposta para essa pergunta não capacita uma tomada de decisão, mas, se a questão for avaliada em conjunto com outras análises sobre o mesmo assunto, tem um grande poder de demonstrar o cenário real de vendas.
O que precisa ficar claro, quando utilizamos os gráficos corretos é a ideia do “bater o olho” e já entender, tornando mais fácil a percepção dos valores reais e objetivos.
Alguns tipos de gráficos são mais úteis para determinados fins do que outros. para avaliar o porcentual, por exemplo, podemos utilizar gráfico de pizza ou rosca, pois a parte corresponde a cada fatia, equivale ao % do todo. Já em um gráfico de barras, dependendo da quantidade de categorias, não seja tão amigável essa interpretação.
Como são vários tipos de tipos, entender a diferença e em quais cenários utilizá-los é o que os tornam interessantes. Quando dominamos um assunto, temos propriedade para falar dele. E é nisso que irei focar nos próximos posts.
Qual tipo de gráfico irá funcionar melhor para quais tipo de dados.
Para começar, gostaria de compartilhar com vocês uma imagem que serve como orientação na hora de avaliar qual gráfico utilizar.

Power Bi - Qual o Melhor Grafico para Voce.png

Por hoje é isso pessoal.
Até o próximo post. 🙂
Att.
Meirieli Ribeiro.

Power BI – Introdução aos Visuals
Classificado como:                                                                                                

Uma ideia sobre “Power BI – Introdução aos Visuals

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *