Olá, pessoal!

Hoje vamos falar sobre um assunto muito recorrente para quem trabalha com análises. Orçado X Realizado.
O intuito dessa comparação é verificar se a empresa está seguindo o valor previsto de gastos ao longo do ano. No nosso cenário, vamos utilizar um cenário de planejamento pessoal.

Além de comparar os valores, vamos acumulá-los para verificar se o valor total realizado está próximo do valor total orçado.
Para obter o arquivo com a base, utilize o link abaixo para fazer o download:

Download do arquivo

Na análise que vamos criar, utilizaremos o gráfico de colunas agrupadas e linha, esse abaixo:


Vamos analisar o orçado e realizado ao longo dos meses.

No nosso modelo, já temos na tabela #Medidas as duas medidas iniciais que iremos utilizar como base: a Total Orçado e a Total Realizado.

Junto a elas, selecionaremos a coluna MesNome da tabela Calendario.

Uma análise interessante, seria o uso de cartões com o total de cada medida. Assim, conseguimos comparar ambas. Porém, notem que o ano ainda não terminou, logo, os meses de Novembro e Dezembro não possuem valores para realizado.


Agora que temos os valores por mês e o total para cada medida, vamos criar algumas análises mais específicas.
Por exemplo, se quisermos saber quanto foi acumulado ao longo do ano, tanto para o orçado quanto o realizado?
Para isso, vamos utilizar uma fórmula DAX chamada TOTALYTD. Basicamente, ela irá acumular os valores ao longo dos meses e chegar ao mesmo resultado do total no último mês. Em outro post, abordaremos as outras opções disponíveis.

Vamos a fórmula:

Total Orçado Acumulado = TOTALYTD([Total Orçado],Calendario[Data])

Passamos como parâmetro para a fórmula, a medida Total Orçado e como data referência a coluna Data da Calendário.

Isso quer dizer que, a cada ano que existir nessa tabela, ele irá acumular os valores de Janeiro até Dezembro. Quando o ano mudar, ele irá começar a acumular novamente e assim, sucessivamente.

Vamos ver como fica o gráfico com essa medida:

 

Visualmente, não ficou muito prático, uma vez que existe um segundo eixo plotado à direita. Vamos removê-lo para verificar se o gráfico faz mais sentido?

No rolinho, clique no Menu Eixo Y (Y-Axis). Em seguida, Desabilite o Eixo secundário, conforme abaixo.

O gráfico ficou assim.


Agora, é mais perceptível o acumulo mensal de valores.
Agora, vamos acumular o realizado, utilizando a mesma fórmula. Para isso, crie a medida abaixo na tabela #Medidas.

Total Realizado Acumulado = TOTALYTD([Total Realizado],Calendario[Data])

Vejamos como o gráfico ficou:


Analisando o gráfico, notamos que os valores realizados ficaram abaixo do valor orçado. Agora, se repararmos nos meses de Novembro e Dezembro, ele repetiu o valor informado no mês de Outubro, isso, porque esses meses ainda não chegaram e, para não ficar em branco, ele trouxe o último valor informado.

Mas, e se eu não quiser mostrar esses valores, como faço?

Recentemente, eu precisei criar uma medida desse tipo em um projeto que participo. A solução encontrada foi a seguinte:

Total Realizado Acumulado Até Hoje =
VAR Hoje = TODAY()
RETURN
CALCULATE (
[Total Realizado Acumulado],
FILTER (
‘Calendario’,
‘Calendario'[Data] <= Hoje
)
)

Basicamente, foi criada uma variável passando como parâmetro a data de hoje. Em seguida, utilizando a medida Total Realizado Acumulado, foi solicitado que “olhasse” apenas os valores que estão entre o inicio do ano até hoje.
Vamos ver como ficou no gráfico?

Para analisar corretamente, remova a medida Total Realizado Acumulado da linha e, no lugar, dela acrescente a nova recém criada, a Total Realizado Acumulado até Hoje.

Agora sim!

Apenas os valores informados estão disponíveis.

No seu modelo, você pode adaptar a data para o formato que achar conveniente. Esse é só um exemplo prático.
Parra fechar, o post de hoje…

E se eu não quiser mais visualizar o valor Orçado para os meses que já passaram? Quiser analisar apenas os que faltam, mas continuar com o valor acumulado.

Vamos tentar?

inda na tabela #Medidas, vamos criar a medida abaixo:

Total Orçado Meses Pendentes =
VAR Hoje = TODAY()
RETURN
CALCULATE (
[Total Orçado Acumulado],
FILTER (
‘Calendario’,
‘Calendario'[Data] > Hoje
)
)

Basicamente, o mesmo raciocínio anterior, mas, agora, estamos olhando apenas as datas maiores que o dia de hoje.

Agora, vamos mudar as cores das linhas, porque elas estao muito próximas das cores das barras e, vamos aplicar filtros de meses para verificarmos se estão funcionando corretamente.

Quando eu selecionar algum mês igual ou menor que o atual, ele tem que mostrar os dados do Realizado. Quando for o mesmo ou maior, tem que ser o Orçado.

Abaixo, um teste com o mês de Novembro:

E é isso pessoal!
Espero que seja útil para vocês!

Lembrando que o arquivo resolvido será compartilhado no Google Drive no link citado acima.
Deixem a sua curtida e comentários!
Meirieli Ribeiro!

Power BI – Orçado X Realizado
Classificado como:                                                

10 ideias sobre “Power BI – Orçado X Realizado

  • 11 de janeiro de 2018 em 8:58 PM
    Permalink

    Muito esclarecedor
    Obrigada por compartilhar

    Resposta
    • 4 de dezembro de 2017 em 1:56 PM
      Permalink

      Olá, Gerson! Obrigada pela visita e pela mensagem! Espero escrever mais para continuar compartilhando conhecimento com a comunidade! Abs!

      Resposta
  • 2 de dezembro de 2017 em 1:52 AM
    Permalink

    Eu tenho 2 colunas: prazo limite e prazo realizado….como faco para calcular o % de atendimento ao prazo limite?

    Resposta
    • 18 de dezembro de 2017 em 8:01 PM
      Permalink

      Naila, tudo bem?
      Você pode dividir uma medida pela outra:
      DIVIDE(PrazoRealizado;PrazoLimite)-1
      Isso, se forem valores inteiros.
      Caso não seja isso, pode descrever melhor o seu cenário?
      Abs!

      Resposta
  • 9 de novembro de 2017 em 6:01 PM
    Permalink

    Adorei a aula. Como vc faz para inserir a marca dágua?

    Resposta
    • 10 de novembro de 2017 em 1:39 AM
      Permalink

      Oi, Michelle!
      Para adicionar a marca d´água, clique no rolinho sem ter nenhum objeto selecionado, na opção fundo de página, clique em Escolher imagem. 🙂
      Para dar esse efeito mais claro, selecione o % de transparência.
      Abs.

      Resposta
  • 7 de novembro de 2017 em 4:08 PM
    Permalink

    Fantástica aula!! parabéns

    Resposta

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