Fala pessoal! Tudo bem?

O post de hoje é uma dica bem legal.

Geralmente quando trabalhamos com BI, devemos ter uma tabela exclusiva com datas (Dimensão Tempo / Data / Calendário…, como preferir chamar).

Para quem não sabe, aqui vão dois motivos para essa necessidade:

1 – Quando trabalhamos com funções de inteligência de tempo no Power BI, ele somente funciona quando temos datas sequenciais, ou seja, não falta nenhum dia na sequência;

2 – Os cálculos somente funcionam em uma coluna sem valores duplicados;

Ou seja, quando criamos uma calendário no Power BI, garantimos essas duas condições porque ele tem uma inteligência de selecionar automaticamente todo o range de datas entre a menor e a maior data existente no seu modelo.

Voltando ao assunto, às vezes não recebemos uma base com a data no formato adequado. Vem a tabela apenas com o nome do mês, ou o nome do mês e o ano em colunas separadas. Dessa forma, como vincular essa tabela a nossa tabela Calendário?

Hoje vou dar uma dica de como obter a data independente do formato que venha na sua tabela. Só precisamos realizar alguns ajustes para obter uma data no modelo.

Modelo 01 – Você possui somente o nome do mês;

Aula 29 - Imagem 101

  • Você precisa criar uma coluna com o número do Mês a partir dessa coluna do nome;

MêsNumero = SWITCH(TRUE(),
[Mês Nome] = “Janeiro”,01,
[Mês Nome] = “Fevereiro”,02,
[Mês Nome] = “Março”,03,
[Mês Nome] = “Abril”,04,
[Mês Nome] = “Maio”,05,
[Mês Nome] = “Junho”,06,
[Mês Nome] = “Julho”,07,
[Mês Nome] = “Agosto”,08,
[Mês Nome] = “Setembro”,09,
[Mês Nome] = “Outubro”,10,
[Mês Nome] = “Novembro”,11,
[Mês Nome] = “Dezembro”,12)

Aula 29 - Imagem 102.PNG
Agora, utilizando a função DATE, criar uma coluna de data;

Data = DATE(2018,Calendario[MêsNumero],”01″)

Aula 29 - Imagem 103
Modelo 02 – Você possui somente o nome do mês e o ano;

A diferença aqui é que ao invés de chumbar o ano como fizemos em cima (2018), você passará a coluna de ano no parâmetro da função date:

Aula 29 - Imagem 104
Modelo 03 – Não existe data nenhuma no seu modelo;

Nessa caso, não tem muito que fazer a não ser criar a tabela Calendário direto com as datas automaticamente;
Para isso, use a função CALENDAR.

Ela te pede a data inicial e a final. A partir disso, ela monta o range automaticamente entre as duas.
Clique em criar nova tabela e digite a fórmula abaixo:

Calendário = CALENDAR(“01/01/2018″,”31/12/2018”)

Veja como ficou:
Aula 29 - Imagem 105
É isso pessoal.

Se vocês tiverem alguma dúvida, não deixem de perguntar no blog.
Abs.

Meirieli Ribeiro

Power BI – Criando uma coluna de data quando ela não existe no modelo
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4 ideias sobre “Power BI – Criando uma coluna de data quando ela não existe no modelo

  • 24 de janeiro de 2018 em 11:04 PM
    Permalink

    Datas sequenciais e sem valores duplicados. Conceito simples e essencial que pouquíssimas pessoas ensinam e que resolve, de uma vez por todas, a dúvida da existência da tabela de dimensão de tempo no modelo de dados. Parabéns!!!!

    Resposta
    • 26 de janeiro de 2018 em 3:05 AM
      Permalink

      Olá, Lincoln!
      Ganhamos essa percepção quando estamos trabalhando no dia-a-dia e vemos que as análises não funcionam por conta desses conceitos.
      Apenas informar que temos que ter uma calendário não faz muito sentido sem entender o porque.
      Fico feliz que tenha gostado da abordagem e da explicação.
      Se você tiver mais algum assunto que geralmente não é bem explicado e queira ver, por favor, fique à vontade para sugerir.
      Um grande abraço!
      Abs.
      Meirieli.

      Resposta
  • 24 de janeiro de 2018 em 8:46 PM
    Permalink

    Trabalhando com a Calendario no Excel e importando para o power bi desktop funcionará da mesma forma?
    Sugestão: quando puder cria um post sobre conexão do Power BI com o SarePoint. 😉

    Resposta
    • 26 de janeiro de 2018 em 3:02 AM
      Permalink

      Oi, Janaína! Tudo bem?
      Trabalhar com a tabela de datas no Excel (Suplementos) ou no Power BI, a função dela será a mesma. Em ambos, precisará relacioná-las com as suas tabelas que possuem data e que queria realizar análises temporais. Mesmo que criasse a tabela no Excel e importasse, teria o mesmo papel. Só penso que, se você pode criá-la direto no PB, não tem porque importá-la. 🙂
      Sobre o Sharepoint, trabalhei com o PB nas duas versões (Onpremises e online), só faltou tempo para escrever. Rs.
      Assim que tiver um tempo, darei uma ressuscitada no assunto para poder escrever um post top.
      Obrigada pela dica!
      Abs.

      Resposta

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