Fala , pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje, em um dos grupos do WhatsApp que participo, surgiu uma dúvida: Se era possível no Power BI alterar as cores de fundo das colunas com diferentes cores. Uma com fundo laranja, outra com fundo amarelo e etc.

Esse caso é muito comum quando queremos identificar visualmente na tabela sobre o assunto que aquela coluna trata, como por exemplo, LY com fundo cinza e Actual Year com fundo azul, por exemplo.

Sem mais delongas, vamos ao passo-a-passo.

Utilizaremos a tabela abaixo como exemplo para adicionar as cores de fundo.

Com a tabela selecionado, clique no rolinho e, em seguida em Field Formating ou Formatação de Campo, conforme abaixo:

Em seguida, clique na seta amarelo ao lado da caixa de opções e selecione o campo que deseja aplicar a formatação:

Role a barra até aparecer a Font Color (Cor da Fonte) e Background Color (Cor do Fundo). A cor default, nesse caso é o cinza.

No nosso caso, vamos deixar o fundo cinza e o texto branco para Last Year e azul para o Actual Year.

Ele já aplicou a cor apenas nas células da tabela. Mas, e se eu quiser no cabeçalho, também? Role um pouco mais a barra, até chegar nas opções abaixo:

Dá para ativar a configuração para o header (cabeçalho), values (valores das células) e total.

Bacana, não!

Além disso, a mesma configuração se aplica a matriz, como podemos ver abaixo:

Agora é com vocês. 🙂

Att.

Meirieli Ribeiro!

Power BI – Formatando o fundo de colunas, cabeçalhos, totais e subtotais com cores diferentes!
Tags:         

6 ideias sobre “Power BI – Formatando o fundo de colunas, cabeçalhos, totais e subtotais com cores diferentes!

  • 20 de janeiro de 2021 em 9:14 PM
    Permalink

    Oi Meirieli, boa tarde.

    Você sabe se é possível definir tamanhos fixos para colunas de tabela ? Eu vejo que ele permite automatizar o tamanho, mas eu queria definir um tamanho comum genérico para todas. Tem idéia de como fazer ?

    Resposta
    • 13 de abril de 2021 em 11:00 PM
      Permalink

      Olá, Rodolfo! Tudo bem?
      Então, esse é um problema que lidamos também. Seria muito bom poder deixar um tamanho fixo para as colunas.

      Te passo duas dicas:

      1 – Desabilitar a opção para ajustar as colunas conforme seleção (Fica em grades e valores, se não me engano). Com isso, pelo menos o tamanho não muda.

      2 – No cabeçalho, utilize espaços em branco para dimensionar o tamanho do título. Por exemplo, vc quer 20 e no texto tem 10 caracteres, coloque cinco vazios antes e cinco depois do texto. O cabeçalho dos campos ficarão com o mesmo tamanho. É uma gambiarra, mas ajuda bastante por aqui, até sair essa feature. 🙂 Abs.

      Resposta
  • 10 de maio de 2019 em 12:46 AM
    Permalink

    Show Meirieli, onde trabalho, o pessoal gosta muito de visão “Tabela” e “Matriz”, por causa do costume com Excel, ja ate possso usar para diferenciar as colunas.
    Vlw

    Resposta
    • 24 de maio de 2019 em 11:45 PM
      Permalink

      Massa, Jackson!

      Viu que a formatação aplica-se aos dois objetos! Isso que é o mais top da dica!

      Abs! 🙂

      Resposta
  • 9 de maio de 2019 em 5:01 AM
    Permalink

    Ótima dica, com certeza irá agregar nos meus projetos. Obrigado

    Resposta
    • 9 de maio de 2019 em 5:17 AM
      Permalink

      \o/

      Que maravilha, Robson! Essa é a ideia!

      Abs.
      Meirieli Ribeiro

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *