Fala, pessoal!

Tudo bem?

No post de hoje, que escrevo junto ao meu irmão (Sim, ele também trabalha com Power BI rsrs), vou compartilhar uma dica muito legal sobre a criação e disparo de alertas pelo próprio Power BI.

Sabe quando a empresa possui algum indicador chave e, dependendo do resultado, é de suma importância receber um alerta? No post de hoje veremos como recebe-lo por e-mail.

Primeiro, vamos criar uma medida com um valor fictício para % total de estoque disponível em uma loja.

Caso o valor fique abaixo de 25%, deverá ser disparado um alerta.

Após criar o cartão com o indicador, publique o relatório. Você pode utilizar um KPI de uma aba já existente no seu relatório ou criar uma página específica para os KPIS de alertas, uma vez que nem todos necessariamente existirão no seu relatório.

Agora, acesse o Power BI Online, abra o relatório recém publicado, vá até o KPI e clique no botão botão Fixar Visual, conforme abaixo:

Em seguida, abrirá a janela Fixar no painel. Sugiro a criação de um novo painel com um nome sugestivo para posterior consulta. Clique em Fixar.

Após criar o Painel, acesse-o para configurar a regra de alerta.

Após abrir o painel, clique nos três pontinhos presentes no canto superior direito do cartão, em seguinda clique em Gerenciar Alertas, conforme abaixo:

Na nova janela, clique em + Adicionar regra de alerta.

Informe um título para o Alerta. Sugiro colocar algum texto padrão entre [] para identificar posteriormente quantas ocorrências chegaram por este tipo de alerta.

Informe o limite do valor, se acima ou abaixo. No meu caso de teste, valores abaixo de 0.25 – Nùmeros percentuais podem ser identificados como números decimais. No caso, 25% equivale a 0.25 (é o ponto porque o padrão de acentuação é norte-americano).

Informe a frequência de atualização, se uma vez ao dia ou uma vez a cada hora. Olhe lá senão será bombardeado de notificações, rsrs

Por fim, selecione a opção para receber a notificação por e-mail, também e clique em Salvar e Fechar.

Existem duas formas de avaliar os alertas:

No próprio Power BI Online, na parte superior direita, aparece um círculo amarelo com a quantidade de notificações. Quando clica sobre ele, aparece o texto, conforme abaixo:

Ou, pelo próprio e-mail, conforme abaixo.

Note que por padrão ele retornou algumas informações:

  • Qual dashboard pertence o KPI;
  • O nome da medida que está no alerta;
  • O valor atual do indicador
  • A meta que ele considera aceitável, para cima ou para baixo.

Agora que já vimos como funciona, fica uma questão no ar: E se eu quiser disparar este alerta para outros e-mails da empresa ou até mesmo para os fornecedores externos. por exemplo?

Este será o assunto do próximo post!

Nos vemos lá!

Att.

Meirieli Ribeiro / Jhon Mayk

[Power BI] – Criando Alertas – Parte I!
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *